
As pessoas tornam-se totalmente vivas, totalmente humanas e totalmente relacionais, ao conhecerem Deus através da Sua Palavra.
Neste tema vamos ao longo de 4 semanas abordar o papel para o qual fomos criadas. A nossa identidade em Cristo e o nosso destino. Somos mulheres, filhas, mães e avós, temos a capacidade de gerar de cuidar e amar. Tudo o que fazemos traduz essa capacidade geradora de vida com a qual nascemos. Os desafios do quotidiano são vários e nem sempre esta realidade é entendida pelo contrário é muito desafiante. A Bíblia ensina-nos a perseverar na qualidade de Filhas do Rei, Ele coloca sobre nós uma Coroa em vez de cinzas, Vestes de Louvor em lugar de espírito angustiado e o Óleo de Alegria em vez de pranto. Tu tens acesso de forma gratuita à paz que excede todo o entendimento e que não depende de circunstâncias.
Semana 1 – Identidade & Destino
Publicado em 27 de Agosto de 2021

Somos Filhas
O despertador toca, são horas de acordar, mais um dia pela frente. Pequenos-almoços, corridas para a escola, tantas tarefas antes mesmo de começar o trabalho onde os clientes reclamam, o chefe argumenta com os prazos, e a tua mente tenta entender se a culpa é tua. Começas a pensar que não vale a pena, não há nada que possas fazer para resolver, a desilusão perante as situações acontece, afinal aquilo que era esperado de ti falhou.
Os filhos tem as suas crises e eu não consigo perceber que os amo ou crescem tornando-se mais independentes e já não precisam de nós como antes.
Então onde está meu valor?
Com muita frequência as situações da nossa vida, trazem sentimentos de pouco valor, incapacidade ou baixa auto estima. Começamos a acreditar que realmente não somos capazes, o nosso sucesso é questionável, como pode alguém gostar de mim?
Esta realidade parece um pouco caricata, mas na verdade é mais recorrente do que era de esperar.
Aquilo que eu quero dizer hoje é que és capaz, és amada e não estás só.
A uma realidade em Deus que me lembra que Ele jamais me deixará independentemente da situação não estou sozinha.
Em Efésios 3:15 lemos: “E nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação da sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo”
Sou filha de Deus e Tu também És, És uma princesa muito amada.
Efésios 3:15 “de quem toda a família nos céus e na terra toma o nome “
Esta é a tua identidade, não é aquilo que as vozes sussurram no teu interior mas aquilo pelo qual Ele te chama. O teu nome pertence a esta família. Deus hoje te chama por filha e procura ativamente ter um relacionamento contigo para se revelar como Deus e supridor na tua vida.
Oração:
Querido Jesus eu entendo que tu me amas e me chamas pelo meu nome. Ajuda-me a conhecer-te mais e a ter um relacionamento contigo. Ámen
Semana 2 – Identidade & Destino
Publicado em 3 de Setembro de 2021

Coroa em vez de cinzas
O equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar ainda é um tema polémico nos nossos dias. Este é um dos temas mais presentes no nosso quotidiano. Apesar de todas as conquistas alcançadas que reconhecem a importância do papel da mulher tanto no mercado do trabalho quanto na orgânica familiar. Ainda são muitas as situações adversas que dificultam o livre desenvolvimento do papel feminino na sociedade, quer seja por desigualdades financeiras relativamente ao homens ou quer pela integração em quadros de chefia se verificar em menor número. Isto tem revelado uma pressão sobre cada mulher de provar o seu valor naquilo que faz, tanto ao nível pessoal quanto profissional.
Quantos são os dias que sentes sem força para enfrentar mais um dia da tua vida? Talvez nem haja motivos aparentes para sentires que estás desmotivada, mas a alegria de respirar ou até só de ver o sol tomar o seu lugar no céu, já não são suficientes para sorrires e saíres para a rua na expectativa do que te aguarda este novo dia.
Foste criada com o propósito de ser livre, feliz e te sentires completa.
“Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” – Joao 8:35-36
Agora que descobrimos que somos filhas do Rei e que somos livres pois fomos libertas pelo sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário. Isto significa que não estamos mais dependentes das circunstâncias que nos rodeiam e afligem. Não temos que ceder a nenhuma chantagem das nossas emoções que nos dizem precisamente o contrário do que Deus pensa e fala a nosso respeito.
“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” – Romanos 8:37
Cabe-nos a nós subjugar as emoções e confrontá-las com a nossa nova identidade em Cristo que é a cura para a tua alma. Recebe com alegria e reconhece que és amada e mais que vencedora em todas as circunstâncias, pois essa é a promessa de Deus para a tua vida.
Não há nada que te possa separar deste amor incondicional do Pai por ti.
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” – Romanos 8:38-39
Filha, Deus tem uma coroa para adornar a tua cabeça como sinal de soberania e nobreza em vez de adornos de cinza que representam toda a tristeza e humilhação que tens sentido.
Deus ordenou a bênção sobre a tua vida.
Deixa que estas palavras falem e façam morada no teu coração, porque são palavras de vida e cura sobre ti.
Semana 3 – Identidade & Destino
Publicado em 10 de Setembro de 2021

Vestes de louvor
O verão acabou e o outono já espreita. Os dias frios e cinzentos com noites mais longas estão a aproximar-se. Os longos passeios com a família e amigos já não são tão frequentes e as saídas para convívio escasseiam. As férias acabaram, deu-se início a um novo ciclo escolar e estamos mais recolhidos com os nossos afazeres dentro de portas. Esta altura do ano traz alguma nostalgia, trazemos à memoria os momentos vividos tão intensamente com aqueles de quem gostamos, mas que agora por força do fim da época estival, foram embora.
Tudo em nossa volta ganha os tons e sons de outono.
As árvores vestem-se de cores de inverno, as suas folhas cobrem o chão e rolam pelos passeios afora.
Estamos num período de transição, do calor para o frio, da época das flores e frutas para outra menos produtiva.
As nossas emoções respondem a estes estímulos exteriores de forma pouco assertiva, o que pode levar a um estado de nostalgia ou apatia.
Está provado que o ser humano é fortemente influenciado por estas mudanças, tendo especificamente nesta altura do ano propensão para se sentir triste e descontente.
Como já lemos nas semanas anteriores, foste criada para ser livre e feliz, desprendida de qualquer sentimento que te aprisione. (João 8:35-36)
Pois bem, o oposto de tristeza é felicidade. A felicidade não pode estar dependente das circunstâncias que nos rodeiam.
A felicidade tem que ser uma decisão consciente.
Na carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses diz:
“Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos!” – Filipenses 4:4
Esta qualidade de ser feliz é intrínseca às filhas do Rei, porque Nele não há qualquer variação de personalidade, a Sua palavra é só uma: “Sim” e “Amém” e a garantia de que tu terás o fim pelo qual esperas.
“Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito!’, declara Yahweh, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor.” – Jeremias 29:11
Todas nós temos a nossa realidade, motivos que nos podem provocar tristeza e talvez causar infelicidade, mas por meio de Cristo também tens a oportunidade de escolheres o tipo de resposta que vais dar.
Deus dá-te a oportunidade de seres feliz, Nele!
Felicidade é poderes usufruir de todas as promessas de bem e de paz que Ele te deu, significa confiar na Sua soberania e omnisciência.
É nosso dever como filhas amadas crer e esperar em fé, que Ele fará todas as coisas cooperarem para o nosso bem.
“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.” – Romanos 8:28
Quando te sentires angustiada redireciona os teus pensamentos e as tuas fragilidades para as promessas feitas por Deus à tua vida, lembra-te Ele é teu Pai e tu és Sua filha muito amada.
Firma os teus pés na Sua palavra, que traz a vitória que anseias.
Que do teu interior fluam palavras e sons de louvor porque Ele cuida de ti e a tua vitória é certa. Esta é uma arma que deves usar diariamente, o louvor.
O louvor a Deus, não nasce dentro de nós naturalmente pois é contrário aos padrões da nossa natureza. Devemos cultivar este ato dentro de nós até que se torne natural e espontâneo. Ousa vestir-te de vestes de louvor independentemente da estação que estás a atravessar, louva-O até que tudo em ti rejubile e ressoe no teu íntimo que és mais que vencedora pois o teu Rei é mais forte do que qualquer circunstância.
Semana 4 – Identidade & Destino
Publicado em 17 de Setembro de 2021

Óleo de Alegria em vez de tristeza
Chegou o dia tão esperado pelos jovens noivos. Hoje é a grande festa do seu casamento. Os convidados estão a chegar, vestidos deslumbrantemente como impõe a situação. Crianças correm e riem ao som de uma melodia que se mistura com a brisa que desliza nas folhas das árvores do jardim.
Na antecâmera, noiva e amigas que conhecem os seus segredos de uma vida, finalizam os últimos retoques e trocam entre si juras de eterna amizade, assegurando-se que tudo vai correr bem neste dia e durante toda a sua vida.
A noiva nervosa e a olhar para a sua mão esquerda vazia, percebeu que ainda era solteira, só ela. Vieram à sua memória os inúmeros episódios de quando em criança passeava na praia que ficava perto da sua casa, pela mão do pai e o quanto era feliz. Nessa altura trocava juras de amor eterno, pois ele era o homem da sua vida. Era perto dele que se sentia segura e não eram permitidos quaisquer outros tipos de pensamentos.
Como um raio numa noite de chuva, a dúvida assolou o seu coração. Estaria ela a tomar a decisão certa? A partir deste dia a sua vida iria ser partilhada com outro homem, seria este também fiel as promessas de amor eterno que tinham trocado? Iria ela ser feliz ao lado do seu futuro marido?
Então as lágrimas começaram a rolar pelo seu rosto, a alegria com que tinha acordado começava a desaparecer. A insegurança começava a crescer no seu coração.
De repente ouviu-se alguém a bater na porta do quarto e o borburinho foi silenciado por um ramo floral acompanhado por um bilhete, que dizia:
Este é o primeiro dia do resto das nossas vidas. Juntos para sempre meu amor. – Ass. Louis Vallente
No casamento dá-se a união de duas vidas e de dois corações. A partir desse momento tornam-se inseparáveis e dependentes entre si para viver.
Quando aceitamos e reconhecemos o amor de Jesus na nossa vida, como num casamento, estamos unidas à Sua vida e isto é algo muito favorável, porque é Jesus que vem trazer tudo o que necessitamos para dentro deste casamento, de nós Ele só quer fidelidade.
O nosso coração passa a ser totalmente Dele e o Seu amor vem inundar todo o nosso ser através da operação do Espírito Santo. Aquele que aquando da sua despedida, antes da ascensão aos céus, Jesus afirmou que não nos deixaria sozinhos, mas iria enviar o Espírito Consolador que nos ensinaria toda a verdade. Não é magnífico? O Espírito de Cristo foi enviado, isto é, habita dentro de nós. Onde quer que eu vá, Ele vai comigo!
Imensas são as vezes em que a insegurança transforma o nosso riso numa aparência mais séria, que denuncia um estado de tristeza com raízes profundas.
Por causa da obra maravilhosa de Jesus que tomou o nosso lugar levando sobre si tudo o que nos é contrário e traz dor, assim nós podemos e devemos viver a nossa vida cheia da alegria que vem de Deus e do Espírito Santo. Esta alegria não depende de circunstâncias externas, mas está assente no inabalável amor de Deus por mim e por ti. Tu decides hoje que tipo de vida queres viver, aceitas o que Deus diz a teu respeito ou preferes viver na tua própria força, e acreditar nas tuas limitações, ou nos adjetivos que os outros te atribuem.
“Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” – Atos 13:52
A unção que estava sobre Jesus, veio pela descida do Espírito Santo de Deus sobre Ele. Foi-lhe dado o Espírito Santo sem medida!
“Deus lhe dá o Espírito sem medida” – João 3:34
Assim também nós podemos celebrar, e nos alegrar, porque além de estar no poder da nossa decisão ter este Espírito sem medida, ainda temos perante nós a vida em comum com Ele, uma união eterna com Cristo.
“6 O teu trono, Ó Deus, dura para sempre; a justiça é aquilo que faz a força do teu reino. 7 Tu amas a justiça e aborreces o mal. Por isso Deus, o teu Deus, derramou sobre ti mais óleo de alegria do que sobre os teus companheiros. 8 As tuas vestes são perfumadas com mirra, aloés e cássia; nos teus palácios, belamente decorados de marfim, toca-se música para teu prazer.” – Salmos 45:6-8
Deus te ama e te chama pelo nome. O Seu propósito é de que tenhas uma vida plena do Seu amor e presença constante no teu coração. Não importam as circunstâncias ou o que tens vivido. As tuas limitações não são impedimento para o que Deus pode fazer na tua vida e através de ti. Ele é que tem todo o poder para fazer infinitamente mais do que aquilo que Lhe pedimos. Ele é o Deus criador, dos céus e da terra. Tudo é dele, e por Ele também são todas as coisas. E tu e eu somos suas filhas amadas, criadas à sua imagem e semelhança. Fomos criadas com um propósito majestoso de em todas as coisas sermos bem-sucedidas e chegarmos à meta que nos é proposta. Talvez estejas num caminho que não é para ti, foste chamada para um propósito muito melhor e mais nobre.
Desafio-te a fazer agora uma oração ao Pai celestial! Pergunta-lhe qual o caminho para o qual foste criada! Para e escuta a Sua voz de amor no teu coração.
És uma filha amada, o Seu amor por ti não depende daquilo que tu fizeste ou foste. Lembra-te sempre que ainda que o mundo esteja a ruir ao teu redor a tua alegria vem Dele, do Seu amor inabalável por ti. Tens uma identidade e uma coroa de filha, o teu louvor ao Rei e a alegria com que o Espírito Santo te unge sem medida.
Registe-se para receber novidades
Todos os Direitos Reservados.
Filhas do Rei ©. 2025
