
As pessoas tornam-se totalmente vivas, totalmente humanas e totalmente relacionais, ao conhecerem Deus através da Sua Palavra.
Existe uma história que teve lugar aproximadamente há 2000 anos atras, de uma mulher que vivia na região de Samaria, na cidade de Sicar, situada a norte de Israel. Esta mulher como tantas outras que viviam neste tempo, não tendo água canalizada, tinham que se deslocar diariamente a uma fonte de água ou poço mais próximo e retirar manualmente este bem tao precioso para a sua sobrevivência.
Pois bem, foi numa destas viagens ao poço de Jacob, que era onde as gentes de Sicar se abasteciam, que ela teve um encontro com Jesus. Este encontro viria a revelar-se o ponto de mudança da sua sorte e transformação de toda a sua vida.
Esta mulher estava a beber dos poços errados da vida e Jesus ofereceu-lhe a oportunidade de beber água viva. Ela prontamente colocou a sua vasilha de água ao lado do poço e correu para a sua cidade e contar aos seus moradores aquilo que lhe tinha acontecido, a experiência que tinha tido no encontro com Jesus.
Jesus e a fonte de vida, só Ele nos pode dar essa água viva que quando bebemos dela, não somos apenas salvos mas também somos transformados e nunca mais seremos os mesmos. Neste tema, vamos ao longo de 4 semanas ver e perceber o que significa beber desta água viva.
Semana 1 – Se tu apenas soubesses
Publicado em 1 de Outubro de 2021

Sede
Todos nós sabemos o que é sentir sede, após praticarmos exercício físico ou quando acordamos a meio da noite com a boca seca. Não conseguimos pensar noutra coisa a não ser em beber água.
Quando Jesus se cruzou com a mulher samaritana à beira do poço de Jacob, a bíblia relata que este episódio aconteceu durante uma viagem da Judeia para a Galileia que totalizava aproximadamente 150 km.
Facilmente entendemos que estaria cansado e com sede, pois estas suas viagens não envolviam qualquer meio de transporte. Cansado e provavelmente com sede, sentou-se na beira do poço para descansar. Jesus era totalmente homem e totalmente Deus, o que implica que soubesse bem o que era a sede física.
Numa conjugação de eventos sobrenaturais, aconteceu que nesta hora precisa, uma mulher veio até este poço para retirar água para si. Jesus de imediato, agarrou a oportunidade e iniciou uma conversa, perguntando se ela poderia retirar água para que ele pudesse beber.
“Apareceu uma samaritana para tirar água e Jesus pediu-lhe: “Dá-me de beber.” João 4:7
Ela ficou desconfiada e ativou as suas defesas porque naquela época havia alguma rivalidade entre Judeus e Samaritanos, não tendo qualquer tipo de relacionamento entre si.
Jesus respondeu: “Como é que tu me estás a pedir água para beber? Tu és um Judeu e eu sou Samaritana!”
“A mulher estava admirada, pois os judeus não convivem com os samaritanos, e disse-lhe: “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?” – João 4:9
Jesus então abriu o seu coração e disse:
“Jesus respondeu: “Se ao menos compreendesses o dom maravilhoso que Deus tem para ti e quem eu sou, serias tu a pedir-me que te desse água viva!” – João 4:10
A sua conversa desenvolve-se à volta da sede e da sua saciedade. Esta interação nunca foi sobre como obter água para saciar a sede de Jesus, antes foi a forma que Jesus sabia que a levaria a ter sede da salvação para a sua vida.
Jesus sempre vem ao nosso encontro, precisamente onde nós nos encontramos, leva-nos até ao conhecimento das verdades que necessitamos receber e entender, da forma mais íntima que o nosso coração possa assimilar e se deleitar no Seu amor.
“Se nós apenas soubéssemos”, que Jesus poderia saciar a nossa sede, será que lhe pediríamos por água?
Semana 2 – Se tu apenas soubesses
Publicado em 8 de Outubro de 2021

Águas-Vivas
A água-viva de que Jesus estava a falar a esta mulher Samaritana, representa o Espírito de Deus. O Espírito Santo de Deus está vivo e é real. Ele opera nos nossos dias assim como era no tempo de Jesus, Ele move-se na nossa vida e circunstâncias. À medida que nós falamos em concordância com o coração de Deus, o Espírito Santo move-se em nós e através de nós.
Na beira do poço, Jesus desenhou um quadro a esta mulher para que ela entendesse o Espírito Santo, usando a água viva como ilustração. Ele explicou que para receber o dom do Espírito Santo, tudo o que ela teria de fazer seria pedir.
Quando recebemos o Espírito Santo, ele entra no nosso interior e limpa todo o nosso pecado.
Na medida em que buscamos diariamente um relacionamento com Deus, esta água-viva que surge no nosso espírito, limpa, purifica o nosso interior até começar a transbordar e ser percetível para quem está ao nosso redor, sendo também estes refrescados.
Não é de um lago de águas estagnadas de que falamos, mas sim de um rio que jorra água sem parar.
Este é o dom gratuito de Deus que gratuitamente tem a disposição de todos aqueles que tem sede para que bebam e sejam saciados.
“Pois as Escrituras dizem que do mais íntimo de todo aquele que crê em mim sairão rios de água viva.” – João 7:38
Quando recebemos este dom o Espírito Santo entra em nós e faz morada permanente, refresca a nossa alma e sacia a nossa sede, satisfaz o nosso ser como só ele pode fazer e nos dá a vida eterna.
Então, Venham! Bebam desta água viva e recebam o dom gratuito de Deus para que a vossa alegria seja completa.
“O Espírito Santo e a esposa dizem: “Vem!” E quem ouvir este apelo diga também: “Vem!” Quem tem sede, que se aproxime. Que todo aquele que quiser beba de graça da água da vida.” – Apocalipse 22:17
Semana 3 – Se tu apenas soubesses
Publicado em 15 de Outubro de 2021

Vasilha de Água
Quando temos um encontro com Jesus – Quero dizer, quando temos um encontro de verdade com Ele – É impossível continuarmos a viver na mesma posição, da mesma forma, dá-se uma transformação de ideias, ideais, prioridades. Somos inundados de paz, e esperança. Aquilo que para nós era impossível agora é possível e está ao nosso alcance.
Esta mulher costumava vir até este poço para recolher água, todos os dias da sua vida. Isto fazia parte da sua vida diária, da sua rotina e dos seus afazeres e responsabilidades. No entanto, depois do seu encontro com Jesus, a sua perspetiva de vida alterou-se, na sua realidade tudo ficou suspenso, toda a sua vida foi interrompida.
A velha vasilha de água foi esquecida, deixada para trás, enquanto a mulher correu para anunciar e contar aos seus amigos e vizinhos, sobre o encontro que ela teve com Jesus.
Agora a sua atenção estava unicamente naquilo que Jesus lhe tinha revelado, ela tinha recebido e experimentado as águas-vivas. A sua vida estava marcada, nunca mais seria a mesma.
Uma vez que nós experimentamos e somos saciados com a água-viva de Deus, deixamos de ter necessidade de consumir as mesmas coisas que apenas trazem satisfação temporal e passageira. O conforto que estas coisas traziam não se compara aquilo que as águas-vivas do Espírito, trazem ao nosso interior. As coisas que ficaram para trás, pertencem ao passado por já não terem parte connosco, não preenchem mais as lacunas do nosso espírito.
Não há água que nos possa satisfazer como a água do Espírito Santo.
A mulher Samaritana foi tão impactada com a revelação e testemunho de Jesus, que o seu único foco agora era o de divulgar estas boas noticias e verdades de Jesus e trazer as pessoas ao seu encontro para que também pudessem experimentar tamanha transformação e serem saciados no seu espírito. Era imperativo que estas pessoas tivessem um encontro real com Jesus.
Jesus conseguiu entrar dentro do coração desta mulher marcada pelas circunstâncias da sua vida e aniquilar toda a sua forma de pensar e viver que era baseada em ideais fugazes, limitativas e circunstanciais.
Ele viu esta mulher e ela sentiu que Ele de facto a estava a ver. Ao longo da sua conversa, Jesus provou-lhe que Ele a conhecia intimamente. Ela estava perplexa com toda esta atenção sobre si própria e com as palavras de Jesus, pois estas não eram meras palavras, antes elas carregavam a vida de Deus para dentro do seu coração. Ele revelou saber detalhes da vida desta mulher que ninguém sabia, só poderia ser Deus para ter tal conhecimento, os seus anseios, frustrações, desgostos, medos. Ainda assim Ele não condenou a sua vida, antes a levou a conhecer o dom de Deus e a verdadeira vida.
“Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz! Não será ele o Cristo?” – João 4:29
Quais são as vasilhas de água que te estão a ocupar e que precisas de colocar de lado?
Será que tu estarás a beber do poço errado? Será que te sentes longe de estar saciada?
Coloca o velho, aquilo que não te tem trazido vida plena, de lado e decide hoje beber do poço que tem a água da vida eterna.
“Oh! Que alegria poder beber da fonte da salvação!” – Isaías 12:3
Semana 4 – Se tu apenas soubesses
Publicado em 22 de Outubro de 2021

Eu sou aquele que esperas
Inicialmente, a mulher que encontrou Jesus no poço, pensou que ele fosse um qualquer viajante pelo caminho.
Ela ficou chocada porque um homem judeu tinha tomado a iniciativa de se dirigir a ela para conversar. Sendo ela uma mulher de origem samaritana e muito menos pedir que lhe dispensasse um pouco de água para beber e saciar a sede.
A mulher respondeu:
“O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.)” – João 4:9
Isto significava que ele teria de beber do mesmo utensilio de que ela bebia e servia a sua própria casa – a sua vasilha de agua, e nesta cultura os judeus e os samaritanos nem sequer ao menos comunicavam entre si, muito menos partilhavam recursos ou o que quer que fosse.
Esta conversa foi-se desenvolvendo até ao ponto de Jesus lhe revelar uma verdade profunda que nem mesmo os seus discípulos entendiam: o conceito de água viva.
Conseguimos entender á medida que a história se desenvolve, que esta mulher nos padrões desta sociedade teria uma reputação muito duvidosa devido aos seus anteriores relacionamentos amorosos não convencionais.
O estado emocional desta mulher era como o de um poço seco sem água no seu interior, que precisava de ser cheio.
Jesus foi ao encontro da sua necessidade mais íntima, dizendo-lhe:
Então Jesus disse:
“Você está certa ao dizer que não tem marido, pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade.” – Joao 4:17-18
Agora, ela compreendeu que não era um qualquer viajante que estava adiante, mas era sim, um profeta.
Ela continuou dizendo:
“Eu sei que o Messias, chamado Cristo, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós.” – João 4:25
Então Jesus lhe revelou quem Ele de facto era.
“Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias.” – Joao 4:26
Agora, ela O conhecia como Senhor.
Jesus nos ama da mesma forma e com a mesma intensidade com que ele amava esta mulher Samaritana. Ele atravessa qualquer obstáculo ou barreira social para chegar até nós. Ele vem ao nosso encontro, independentemente do local, posição, fase ou estado em que estejamos. Ele conduz-nos a uma auto consciencialização da verdade acerca de nós e acerca Dele mesmo. Ele revela-nos de onde vem e onde está a verdadeira vida para a qual fomos feitos para viver. Ele se revela a nós de forma íntima e pessoal. Ele quer que tu O conheças como Senhor e levar-te a desfrutar de uma vida abundante e próspera nele.
“Em mais ninguém há salvação! Debaixo do céu não há outro nome que as pessoas possam invocar para serem salvas.” – Atos 4:12
Semana 5 – Se tu apenas soubesses
Publicado em 29 de Outubro de 2021

Sólido, Líquido e Gasoso
O Espírito Santo, é a água viva de que temos estado a falar ao longo deste estudo. Ele também é a terceira pessoa da Trindade – Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Estas são as três formas em que Deus se manifesta sem nunca deixar de ser o mesmo Deus.
Este não é um conceito de fácil entendimento. Podemos observar a água pois é uma boa ilustração que nos pode ajudar neste conceito. A água pode assumir a forma sólida, líquida ou ainda pode ser um gás sem nunca deixar de ser água. A água é uma substância, tem inclusive um símbolo químico H2O, mas ainda assim pode tomar três formas diferentes. Tal como Deus Pai, O Filho e O Espírito Santo, são três partes diferentes da mesma pessoa ou entidade.
Deus O Pai, revelou-se a Moisés no Antigo testamento como “O Grande Eu Sou”.
Jesus, O Filho de Deus, que era desde a eternidade e apareceu em cena entre nós no Novo Testamento. A sua vida aqui na terra entre nós, está descrita nos Evangelhos. Ele é Deus na forma humana, enviado até nós com o propósito de que testemunhássemos quem Deus é, e como ele se move. Ele veio para se oferecer como sacrifício pelos nossos pecados. Ele venceu a morte e ascendeu ao céu. Está vivo e assentado à direita do Deus Pai, intercedendo continuamente por nós. Depois de Jesus ser glorificado no céu, Ele enviou O Seu Espírito para a Terra.
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” – João 16:7-14
O Espírito de Jesus não está apenas aqui na Terra entre nós, mas está e habita no nosso interior. Era este o entendimento que Jesus se estava a referir quando falava com a mulher Samaritana sobre a Água viva.
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” – João 4:14
O Espírito Santo esta disponível para todos aqueles que O quiserem receber. Assim como a mulher Samaritana teve o privilégio de conhecer a fonte de onde a Água viva flui. Nós também podemos encontrar e conhecer esta fonte que é Jesus. Podemos conhecê-lo através da sua palavra escrita, a Bíblia. Ela revela o coração, os pensamentos e os fundamentos de Deus.
Este é um dia perfeito para sozinho fazeres uma oração e convidares O Espírito Santo para vir habitar contigo e te guiar a toda a verdade que Deus tem para a tua vida. Quando fizeres isto e caminhares com Ele, rios de água viva fluirão do teu interior.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” – João 4:23,24
“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” – João 16:13
Registe-se para receber novidades
Todos os Direitos Reservados.
Filhas do Rei ©. 2025
