A Volta de Cristo está iminente Tu estás preparada?

36″Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.

37Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.

38Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;

39e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.

Mateus 24:34-39 (versão ARA)

Alegria Inesgotável

O que nos impede de viver com alegria? Viver uma vida de paz? Serão as circunstâncias externas? Quando existe uma situação que me tira a vontade de sorrir, mas logo, logo se resolve e volto a descansar. Mas quando menos espero vem outra situação para me afrontar. Pergunto-me, quando é que terei paz e felicidade ininterruptamente?

Vem-me à memoria João 8:36, que diz que, se Cristo me libertou, verdadeiramente sou livre em Gálatas 5:1, que foi para a liberdade que Cristo nos libertou, e ainda nos adverte para permanecermos firmes e não nos sujeitarmos novamente a um jugo de escravidão.

Porque é que deixo continuamente os problemas virem-me colocar algemas para me tirar esta liberdade que foi oferecida na cruz por Jesus?

É a minha responsabilidade tomar a decisão de ser livre para viver a vida que Deus me deu, esta decisão deve ter um caráter permanente em minha vida, se essa for a minha convicção nenhum peso poderá vir e permanecer, pois Ele é quem cuida de todos os aspetos do meu viver.

1SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. 5Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.” – Salmo 139:1-5 (ACF)

Tenho um Pai celestial que prometeu que cuidaria de mim sempre, independentemente das circunstâncias, para Ele nada é impossível, Ele é o Deus do improvável. Sei que se Ele é por mim ninguém será contra mim, ainda que um exército se levante contra mim, não temerei porque sei que Ele está comigo. É Ele quem luta as minhas lutas, estamos aliançados eternamente. E se assim é, porque é que me deixo tão facilmente influenciar pelas dúvidas que sempre assolam a mente desafiando as promessas que são minhas por direito?

Devo diariamente combater estas dúvidas, e lembrar ao meu coração as promessas que tenho e de que não estou sozinha. Tenho de me posicionar nestas promessas e dar voz à esperança de que Deus cumprirá todas as Suas promessas em mim, e de que sou sustentada todos os dias pela Sua graça e favor. Tenho de lembrar às situações que me tentam derrubar, de que tenho um Deus maior e mais poderoso do que qualquer uma delas, que pode converter qualquer problema em vitória.

A melhor maneira de o fazer é viver a vida de paz e alegria que Deus desenhou com as minhas medidas. Esta vida por medida não depende nem se apoia nas circunstâncias das quais estou rodeada, mas está firmada no amor incondicional com o qual Deus me ama.

“Deus fez este dia cheio de luz e alegria firmado no Seu grande amor que me conduzirá em vitória”

Não deixes que o teu coração se perturbe

O Inverno está a dar os seus últimos suspiros e a primavera preparada para chegar, ainda que timidamente, já se ouvem os pássaros pela manhã numa agitação que precede esta época de acasalamento e florescimento.

Também todos nós, sem exceção, passamos por várias estações, algumas boas outras mais difíceis de abraçar. Há um cansaço generalizado, quer por força do longo Inverno ou das rotinas diárias. Ouvem-se tantos desabafos de cansaço físico, emocional e ausência de soluções exequíveis. Estas vozes vêm com um tom inocente, mas na realidade vêm ferir de morte aquela esperança que está depositada no nosso coração.

A Bíblia oferece uma direção clara, para estas estações difíceis, o Apóstolo Paulo diz o seguinte:

16Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18Não atentando nós nas coisas que se vêm, mas nas que se não vêm; porque as que se vêm são temporais, e as que se não vêm são eternas.” – 2 Coríntios 4:16-18

Portanto, não desanimamos!

As promessas de Deus são irrevogáveis, a Sua Palavra não passará sem que se cumpra na tua vida. A nossa Fé, é aperfeiçoada a cada dia, se não desfalecermos.

O desânimo vem acompanhado de frustração, porque somos lembradas das nossas limitações. O desânimo entra no coração, quando a nossa visão está unicamente focada em cada problema e em cada dificuldade. Faz-nos esquecer das promessas que Deus tem para a nossa vida. Estas não dependem das nossas capacidades, mas dependem unicamente de Deus e do seu poder.

Sou lembrada de que toda a esperança que colocar em Deus, vai ecoar e produzir fruto no céu, vai ter um peso futuro. Deus é Deus de aliança e tudo o que prometeu também cumprirá.

Será que não te esqueceste de que tens uma aliança com Ele? Esta aliança é uma aliança de sangue, ratificada na cruz do Calvário com o sangue de Jesus. O seu valor é imensurável, assim como a tua vida e preciosa aos olhos de Deus.

Qual a postura que devemos adotar nestas situações?

  • Permanecer inabaláveis na certeza de que a Palavra de Deus se vai cumprir independentemente de qualquer situação.
  • Permanecer inabalável na oração, orando em todo o tempo, com ações de graças.
  • Permanecer inabalável no amor e na esperança de que se Deus é por mim quem será contra mim?!

A nossa esperança está naquele que nem o seu próprio filho poupou, antes o entregou para nos resgatar da morte e voltar a ter comunhão connosco. Quanto mais Ele não fará por nós? Deus alegra-se na bênção e não na maldição, se nós sendo maus sabemos dar boas coisas aos nossos filhos quanto mais Ele nos dará o que prometeu? (Mateus 7:11-12) E este tão grande amor, não depende daquilo que tu ou eu somos ou fazemos, mas Ele mesmo é este amor incondicional.

Aquela que foi perdida

Esta semana no meu tempo devocional, estava a folhear a Bíblia quando, a minha atenção caiu sobre a Parábola da ovelha que se extraviou e que Jesus contou de forma brilhante aos seus discípulos, para demonstrar o amor com que Ele nos persegue. Ainda continuo a ficar surpresa com o Seu amor e simultaneamente a simplicidade com que o faz.

Um exemplo profundamente diferente do que hoje nos é incutido para sermos bem-sucedidas. Andamos atarefadas, não há muito tempo para mais e quando temos algum tempo livre, estamos cansadas e sem vontade para desfrutar de alguma companhia amiga. Estamos sempre elegantemente vestidas e o cabelo impecavelmente arranjado. A figura reflete que tudo vai de vento em popa. Aprendemos a resolver todos os assuntos com um sorriso nos lábios, sem dar a perceber a quem está à volta que este sorriso não é real. E assim andamos até que nos esquecermos do que é ser amada e ter alguém que nos lembra constantemente desse amor.

Ao ler esta passagem bíblica, sou lembrada de como sou amada e desejada. O meu coração é tudo o que Jesus deseja. A minha atenção está agora toda voltada para as suas palavras. Já me tinha esquecido de que há um amor tão verdadeiro à minha espera e não me custa nada em troca. O Seu amor é incomparável, irrevogável e incondicional, que mais poderíamos desejar?

11Porque o Filho do Homem veio salvar quem está perdido. 12O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? 13Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. 14Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.Mateus 18:11-14 NTLH

Esta ovelha sou eu e és tu, e Ele é o Bom Pastor que nuca te irá ficar parado à espera de que voltes, mas Ele vai à tua procura. Não importa se estás longe, se já não tens força para acreditar que ainda há solução. Jesus é suficiente para todos os teus problemas, nada é impossível para Ele transformar e mais importante, só tens de crer que Ele vai mudar a tua história.

Convido-te hoje, agora a parares e a fazer esta oração comigo. Sente o amor de Deus a mudar a tua sorte, recebe a vida de Deus no teu coração em nome de Jesus.

Oração

Leva-me de volta a tua presença, tenho fome e sede da tua presença.

Assim como aquela que foi perdida, leva-me de volta para onde pertenço, o meu lugar e na Tua presença.

Veste-me, calça-me e juntos faremos uma festa para celebrar o nosso amor e eterna união.

O ar que eu respiro, seja o ar da tua presença.

Enche-me da tua essência, a minha alma anseia por Ti, só tu me preenches e satisfazes o meu ser.

Na Tua presença há paz sem fim, neste lugar e onde sou inabalável.

És Tu que me levas mais alem do que os meus sonhos alcançam.

As minhas emoções não são o fator que condiciona o Teu amor por mim, sempre soubeste a minha natureza e de onde vim. Vim do pó, de lá me tiraste e agora respiraste a Tua vida dentro do mais profundo do meu ser.

Tu és suficiente para transformar qualquer situação para vida e ainda vais mais longe quando prometes vida com abundância. O que será que eu tenho para te oferecer em troca de tão grande amor?

Não há nada que Te impeça de me receber nos teus braços e celebrar. Tu és suficiente e o sacrifício naquela rude cruz em meu favor, foi o veredito final para a minha vitoria em Ti. Leva-me a mergulhar na adoração sem reservas.

Ámen